A Páscoa está chegando. Quem tem problema nos rins deve evitar o excesso de chocolates!

By 7 de abril de 2017Notícias

Conhecido pelas fortes e intensas dores, o cálculo renal, popularmente chamado de pedras nos rins, é uma doença bastante comum, causada pela cristalização de sais minerais presentes na urina. Estima-se que entre 5% e 12% da população brasileira sofra da doença, sendo que os homens entre 20 e 40 anos de idade são os mais atingidos. A taxa de reincidência do cálculo renal é bastante alta (de 80 a 100%) e, em metade dos casos, existe histórico da doença na família.

O baixo consumo de água, ou seja, a desidratação do corpo é um dos principais causadores das pedras nos rins, além da alimentação, que exerce papel fundamental na hora de evitar o problema. Comidas ricas em sódio ou ingestão exagerada de proteínas são fatores de risco e, acredite, até mesmo o chocolate é capaz de provocar a doença.

A relação entre o doce e a condição se dá pela ingestão de um elemento chamado oxalato que, em excesso, pode se transformar em pedras nos rins, causando as dores e os incômodos típicos da doença. O chocolate pode piorar as condições do cálculo renal justamente por conter o oxalato em sua composição.

Então, fique ligado, pois a Páscoa está chegando. E se você tem algum problema nos rins, deve evitar o excesso de chocolates para não correr o risco de desenvolver uma doença renal crônica ou pedras nos rins!

Curta minha página no Facebook!

Ver todas